DS4G: Conheça o Data Science For Girls, programa de estágio da Educacross para formação de mulheres na área de ciências de dados

O DS4G é um programa de estágio remunerado, com duração de 6 meses e que vai acontecer de forma totalmente remota. Podem se inscrever, gratuitamente, estudantes regularmente matriculadas em qualquer curso superior

O mundo da tecnologia ainda é um ambiente predominantemente masculino. Segundo dados do IBGE, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de tecnologia no Brasil são mulheres. E o problema não está apenas no país. No Reino Unido, de acordo com a PwC, somente 15% dos cargos nas áreas de tecnologia, ciências, matemática e engenharia são ocupados por pessoas do gênero feminino. 

Embora a presença feminina tenha aumentado nos últimos anos, o mercado de tecnologia ainda é predominantemente masculino. Como podemos mudar isso? | Imagem por lookstudio – Freepik

Esses dados nos mostram que ainda temos um longo caminho pela frente para construirmos equidade de gênero no setor tecnológico, um dos mercados com maior previsão de expansão futura. Para isso, precisamos não apenas despertar o interesse das meninas para as ciências exatas, mas também de representatividade, dando visibilidade ao trabalho de outras mulheres, para abrir portas e possibilidades.

Pensando nisso, a Educacross lança o Data Science for Girls, programa de estágios voltado para a formação de cientistas de dados exclusivo para mulheres. 

O DS4G é um programa de estágio remunerado, com duração de 6 meses e que vai acontecer de forma totalmente remota. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculadas em qualquer curso superior. Ou seja, você não precisa ser da área de exatas para participar da seleção, precisa apenas ter conhecimentos de nível intermediário em programação e domínio do Excel. Nós buscamos candidatas com interesse na área de educação e que amam aprender e resolver desafios.

As estagiárias trabalharão diretamente com a cientista de dados da Educacross, Daniela Jacobovitz. 

A Dra. Daniela Jacobovitz, cientista de dados da Educacross, comanda o programa

As candidatas selecionadas irão trabalhar diretamente com Daniela Jacobovitz. Doutora em Mecânica Estatística e Redes Neurais pela USP São Carlos, Daniela realizou pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv e no Instituto de Química de São Carlos. Atualmente, é cientista de dados na Educacross e na Barbato Estudos de Engenharia, além de trabalhar como professora colaboradora da Universidade Paulista.

Mas o que faz uma cientista de dados?

Com certeza você já ouviu falar da importância do big data no mundo moderno, mas você sabe o que faz uma cientista de dados? | Imagem Freepik

Nós vivemos na era das tecnologias digitais, dispositivos inteligentes e soluções móveis. Nesse contexto, dados são uma parte essencial de qualquer negócio e é preciso saber recolher, processar e analisar seus fluxos de maneira rápida, precisa e eficiente. Por essa razão, o mercado de ciências e análise de dados é um dos que mais cresce na indústria de tecnologia. Somente no ano de 2018, tivemos um aumento de 56% na oferta de vagas para ciências de dados. 

Uma cientista de dados trabalha com grandes massas de dados para extrair padrões e insights. Esses dados podem vir de diferentes fontes, como dos campos financeiro, de saúde, de educação, das mídias sociais etc. Para extrair padrões e insights imersos nos dados, ela deve coletar, limpar, organizar e aplicar métodos de Inteligência Artificial. Essa profissional tem um vasto campo de trabalho, como empresas, bancos, hospitais, instituições de ensino, e muitas outras.

Realização
Apoio

Quer fazer parte do DS4G?

Confira na próxima página nosso perfil desejado, cronograma e FAQ.

Você pode fazer a sua inscrição através desse formulário.

Perfil desejado

  • Ama aprender e resolver desafios de diversos níveis;
  • Adora trabalhar em times;
  • Curte lidar com dados, transformá-los em insights e tomadas de decisões;
  • Gosta de várias áreas do conhecimento, como Computação, Marketing, Psicologia  e Educação;
  • Conhece fundamentos nível médio de Excel ou manipulação de fontes de dados;
  • Tem noções de programação;
  • É estudante regularmente matriculada num curso superior

Cronograma

Fase 1 – 08 a 26/03: Inscrição 

Fase 2 – 05 a 19/04: Seleção 
2.1 Análise de currículo com divulgação de resultado em 05/04
2.2 Provas na semana de 8 a 12 de abril
2.3 Resultados no dia 19/04

Fase 3 – 20 a 30/04: Contratação e Documentação

Início do programa 03/05

Término do programa Outubro de 2021

FAQ DS4G

 1 – O que faz um cientista de dados?

 O cientista de dados trabalha com grandes massas de dados que podem vir de diferentes fontes: dados financeiros, de saúde, de educação, mídias sociais etc. Para extrair padrões e insights imersos nos dados, ele coleta, limpa, organiza e aplica métodos de Inteligência Artificial. Este profissional tem um vasto campo de trabalho, como empresas, bancos, hospitais, instituições de ensino, e muitas outras.

 2 – Qual a duração do programa?

 O programa tem duração de 6 meses.

 3 – Precisarei pagar pela inscrição?

 Não, a inscrição é gratuita.

 4 – Precisarei pagar para participar do programa?

 Não, se você for selecionada receberá uma bolsa de estudos.

 5- Quais são os requisitos prévios?

Amar Aprendizagem e Educação, saber manipular dados em ferramentas como Excel e já ter conhecimento intermediário em linguagem de programação. 

 6 – Preciso saber programação?

Você precisa ter um conhecimento de nível intermediário em programação, pois a 2a etapa consiste numa avaliação de habilidades de lógica, programação, inglês e resolução de problemas. 

7 – Preciso ter algum equipamento?

Você precisa apenas ter um computador com acesso à internet.

 8 – Qual faculdade preciso estar cursando?

Você deve estar regularmente matriculada em uma instituição de ensino superior, não há um curso ou instituição preferencial.

9 – Como vai ser o processo de seleção?

O processo de seleção vai ser realizado em duas fases: análise de currículo e um teste prático com as candidatas selecionadas na primeira fase. 

10 – Posso me inscrever de qualquer lugar do Brasil?

Sim, o programa será desenvolvido de maneira totalmente remota e está aberto para universitárias de qualquer lugar do Brasil.

11 – Como será o processo de seleção?

O processo de seleção será realizado em duas fases: análise de currículo e testes práticos.

12- Quantas candidatas serão selecionadas?

Serão selecionadas até 5 candidatas, com possibilidade de contratação ao final do estágio.

13 – Qual a duração do programa?

O programa terá duração de 6 meses.

14 – O estágio será remunerado?

Sim, além de terem cobertos todos os gastos com a formação, as candidatas selecionadas receberão uma ajuda de custo mensal.

Quer saber mais?

Coloque seu e-mail aqui.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.