Desenvolvendo competências por meio da Cultura Digital
Aprendizagem ativa, lúdica e significativa
A Liga das Corujinhas contempla uma metodologia própria e inovadora para a promoção da cultura digital escolar. Os jogos são lúdicos, envolventes e alicerçados nos Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.
Os conhecimentos elencados estimulam o desenvolvimento integral das crianças por meio do multiletramento e da multidisciplinaridade. Os jogos digitais promovem experiências de aprendizagem que desenvolvem a linguagem oral (escuta e fala), a construção da linguagem escrita, o pensamento lógico-matemático, além de transformações e relações nos temas relacionados à arte, à natureza e à sociedade. Com experiências ricas em ludicidade e apropriadas para crianças pequenas, os jogos promovem situações cooperativas e acolhedoras, contribuindo, ainda, para o aperfeiçoamento da atenção, interação, observação, expressão e colaboração, habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor.
Os jogos da Liga possuem o módulo bilíngue e trazem temas universais e apropriados à Educação Infantil.
Aluno protagonista e professor mobilizador
A aprendizagem que envolve jogos é diferenciada e significativa porque atribui à criança e ao professor novas posições na relação do saber escolar. Os jogos promovem uma estrutura de aula na qual propósitos, recursos, processos e resultados se articulam no contexto das regras, da organização, das jogadas e do grupo, na escuta e na fala, bem como nos desafios que enredam e dão sentido ao jogo. Os alunos são os protagonistas da ação, enquanto o professor atua como mobilizador.
Desenvolver a escuta e a fala
Os jogos de linguagem convidam a criança a elaborar sua fala e a exercitar a escuta, compreendendo que o diálogo é regulado por convenções e regras que garantem e organizam a convivência. Com a aplicação da Liga das Corujinhas, o desenvolvimento discursivo ocorre por meio das trocas em grupo e das permutas coletivas sob a regência do professor. Por meio dos desafios propostos nos jogos, os alunos exercitam as habilidades de escutar o outro e de expressar ideias e hipóteses, utilizando-as em argumentos à medida que o diálogo avança.
Interações e brincadeiras
A interação durante o ato de brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral dos pequenos. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e entre crianças e adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
Acordos mútuos e desenvolvimento socioemocional
Quando as crianças interagem em grupo, vivenciam trocas genuínas, aprendem a valorizar o que foi combinado e compartilham suas hipóteses com naturalidade. Essas interações colaboram para que as crianças percebam que, por meio delas, todos têm as mesmas oportunidades e que a diversidade de ideias deve ser respeitada.
Estímulo à curiosidade, à cooperação e às trocas.
“Para jogar e enfrentar situações-problema, as crianças precisam ser ativas, envolvidas nas tarefas e nas relações com pessoas e objetos, precisam ser cooperativas e responsáveis.”
Lino de Macedo
Pensamento lógico e o jogo
A lógica relacionada às formas do pensar trata da dedução, da indução, das hipóteses, da inferência e da determinação do que é verdadeiro ou falso. Além disso, ela tem a ver com o reconhecimento de padrões e de certas convenções ou regras. Dessa forma, os desafios proporcionam às crianças uma antecipação mental de ações e estratégias, desenvolvendo o pensamento lógico.
É por meio da experimentação que a criança exercita suas hipóteses e desenvolve novas estratégias, aprimorando-as a cada nova situação de aprendizagem.
O que você encontra na Liga das Corujinhas:
- Plataforma com jogos digitais envolventes para uma aprendizagem ativa;
- Jogos para alfabetização;
- Módulo de jogos bilíngues;
- Aprendizagem híbrida;
- Leitor de texto e voz nos elementos do jogo;
- Jogos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Temas universais que promovem a transdisciplinaridade;
- Jogos coletivos e colaborativos para o desenvolvimento discursivo e socioemocional;
- Conjuntos de jogos categorizados por temas e campos de experiências;
- Seleção e criação de roteiros com jogos selecionados pelo professor;
- Análise do desempenho da turma pelo professor;
- Vínculo com material didático: sinergia com as atividades dos livros escolares;
- Atividade permanente por todo o ano letivo durante a Educação Infantil.
Para maiores informações sobre a Liga, acesse nosso site!
Artigos Relacionados