Como usar a tecnologia na aprendizagem adaptativa

O uso da tecnologia na aprendizagem adaptativa traz inúmeras vantagens, tanto para os professores, quanto para os alunos

Professor, pense em quantas vezes você desejou atender individualmente alunos de sua turma e muitas vezes foi impedido pelas demandas gerais da turma?

Sabemos que nenhum aluno é igual ao outro. Cada estudante possui um perfil, com diferentes interesses, conhecimentos prévios, realidades socioculturais e habilidades específicas. Levando isso em consideração, não se pode esperar que todos aprendam da mesma maneira a partir de uma mesma experiência de ensino.

Mas como fazer isso na rotina escolar, com 20, 30 e às vezes até mais alunos? 

Saiba que os professores não estão sozinhos nesta missão, eles podem contar com soluções tecnológicas inteligentes. Estamos falando da aprendizagem adaptativa, ela promove a personalização na medida em que identifica o perfil do aluno e adapta os desafios a esse perfil. 

No texto passado, nós entendemos o que é os benefícios de uma educação personalizada. Você já conferiu?

A aprendizagem adaptativa oferece técnicas de tutoria individualizadas. Na Educacross, por exemplo, há um conjunto de algoritmos que analisam diversas métricas e devolvem ao aluno desafios personalizados e recomendações adequadas ao seu ritmo e perfil, individualizando o aprendizado. 

Vantagens trazidas pelo uso da tecnologia na aprendizagem adaptativa

O uso da tecnologia na aprendizagem adaptativa traz vários benefícios ao aluno como: mais autonomia, respeito ao ritmo de aprendizagem, protagonismo do seu próprio processo, mobilidade e expansão do tempo e do espaço dedicados à aprendizagem. 

Mais autonomia, respeito ao ritmo de aprendizagem, protagonismo do seu próprio processo, mobilidade e expansão do tempo e do espaço de aprendizagem são alguns dos benefícios trazidos pela tecnologia na aprendizagem adaptativa | Imagem por Freepik

Além disso, a tecnologia na aprendizagem adaptativa também oferece vantagens para o professor. Como exemplo:

Análise automática do desempenho

Com exceção de possíveis questões personalizadas, as plataformas adaptativas metrificam as interações dos alunos de maneira automática. Isso faz com que o professor tenha muito mais tempo livre para focar no planejamento e para acompanhar seus alunos mais de perto.

Identificação dos perfis dos alunos

O professor recebe informações sobre a interação e desempenho de cada aluno na Plataforma em tempo real e contínuo. Assim, é possível visualizar dados como o desempenho em cada atividade, habilidades desenvolvidas e a serem desenvolvidas, o tempo que foi necessário para a resolução de cada desafio, o progresso do aluno em relação a ele mesmo, ao longo do tempo e em relação a sua turma. É possível enxergar a evolução e o engajamento dos alunos, possibilitando intervenções assertivas e mais ágeis.

Otimização do tempo

A visualização das informações de desempenho dos alunos, permite uma melhor organização com mais informações e tempo para o professor elaborar intervenções estratégicas e planos de aula.

Criação de planos de aula específicos

A aprendizagem adaptativa permite que o professor organize estratégias mais adequadas para cada aluno ou grupo de alunos. Tornando a aprendizagem mais individualizada, dinâmica e interessante para todos. 

Como usar a tecnologia na aprendizagem adaptativa nas escolas?

O uso da tecnologia na aprendizagem adaptativa pode ser implementado nas escolas por meio do Ensino Híbrido, combinando o ambiente tradicional da sala de aula com ambientes virtuais de aprendizagem. A integração dos ensinos presencial e on-line cria um ensino personalizado e focado em habilidades e competências.

Que saber mais sobre o Ensino Híbrido?

Baixe nosso e-book Desmistificando o Ensino Híbrido: Guia definitivo para implementar o Ensino Híbrido na sua Escola

A cultura digital educacional traz muitos benefícios e está além dos instrumentos, como computadores e tablets. É preciso unir a implementação da tecnologia a uma sólida proposta pedagógica. Uma ótima ferramenta para a implementação da cultura digital nas escolas são as plataformas adaptativas, como a Educacross, que promove a personalização da aprendizagem desenvolvendo habilidades e competências. 

A tecnologia na aprendizagem adaptativa promove experiências prazerosas, instigantes e significativas
O programa Educacross usa jogos digitais e gamificação para propor experiências prazerosas, instigantes e significativas.

Na plataforma, todas as interações realizadas pelo aluno são monitoradas e várias métricas são consideradas, ajustando o percurso de cada aluno ao desempenho identificado, personalizando a aprendizagem e respeitando o perfil individual de cada estudante, tornando possível que ele se desenvolva a partir de seu próprio ritmo.

Os desafios e os jogos adaptáveis promovem o engajamento, a autoavaliação e o desenvolvimento da metacognição. Com isso, os benefícios no ensino e na aprendizagem são percebidos rapidamente. 

A Educacross oferece aos professores encontros on-line, formação e amplo suporte pedagógico que possibilita a construção de novas abordagens educacionais por meio da tecnologia. 

Quer conhecer mais a Educacross e entender como você pode promover o uso da tecnologia na aprendizagem adaptativa na sua escola? Então conheça nosso site e acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais.

Tags: | | |

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.